TEMPLO
O Templo Fo Guang Shan - Rio de Janeiro mantém a tradição de realizar regularmente as práticas e cerimônias das Escolas de pensamento budista Chan e Terra Pura, oficiando cerimônias de “Oito Preceitos” e retiros de meditação. Orientada pelos preceitos do Budismo Humanista, a ações que o Templo Fo Guang Shan - Rio de Janeiro e a Blia empreendem, desde a época de sua criação, baseiam-se em quatro pilares estabelecidos pelo Venerável Mestre: o cultural, o educacional, o das ações sociais e o das práticas religiosas. Ambas as entidades buscam, também, realizar a integração das diversas tradições budistas no Brasil, participando de atividades conjuntas com outros templos, como as ocorridas nas comemorações do Vesak.
Dentro dos mesmos princípios do Monastério Fo Guang Shan em Taiwan, o Templo Fo Guang Shan - Rio de Janeiro procura propagar o Darma, desenvolvendo talentos, trazendo benefícios à sociedade e purificando corações e mentes por meio da atuação cultural e educacional, das ações sociais e das práticas religiosas.
Seguindo ainda o caminho apontado pelo Venerável Mestre Hsing Yün, o templo busca desenvolver estudos diversos que se aplicam à vida do dia a dia além de “nacionalizar” os ensinamentos do Buda respeitando os aspectos da cultura local que acolhe a sua doutrina tornando possível a realização de projetos como: grupos de estudo e círculos de leitura sobre o Darma.
O Templo Budista Fo Guang Shan - Rio de Janeiro também se engaja ativamente em atividades humanitárias e projetos de caridade, colocando em prática os valores de compaixão e serviço à comunidade. Essa participação direta na melhoria do bem-estar social reflete o compromisso prático da Ordem Fo Guang Shan em aliviar o sofrimento humano e contribuir para um mundo mais justo.
Desde então, o Templo Fo Guang Shan - Rio de Janeiro vem cumprindo sua missão em divulgar esses seus quatro pilares para solidificar e nacionalizar os princípios de um Budismo Humanista no Brasil.